Cidadãos informados fazem melhores nações
Uma cidadania mais informada e exigente conduz a melhores políticas.
Como avaliar a governação?
-
Dívida Externa
Dívida externa é o valor em dívida de um país a entidades estrangeiras, sejam elas países, bancos ou organizações internacionais. É como se Portugal usasse um "cartão de crédito", através do qual pede dinheiro emprestado para realizar projetos. Mais tarde, tem de devolver esse valor, com juros acrescidos.
-
Implementação do PRR
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, a realizar até 2026, que visa implementar reformas e investimentos, destinados a repor o crescimento económico sustentado (sem colocar em causa o futuro). Surge, como consequência da pandemia, reforçando o objetivo de convergência de Portugal com a Europa, ao longo da próxima década.
-
Balança Comercial
A balança comercial é a diferença entre o valor das vendas de um país (exportações) e o valor das compras (importações) a outros países. Se Portugal vender mais bens ou serviços do que aqueles que compra, tem um balanço positivo; se acontecer o contrário, o balanço é negativo. Este indicador permite verificar se vendas do País superam as compras.
-
Orçamento de estado 2023
O Orçamento de Estado é como o plano financeiro de Portugal para um ano. Nele, o governo define quanto espera receber (principalmente, com impostos) e quanto pretende gastar nas diferentes áreas, como a saúde, educação, transportes, etc. É como se fosse o planeamento de despesas de uma família, tendo em conta os vencimentos, só que para o país inteiro.
-
Serviço Nacional de Saúde
O Serviço Nacional de Saúde tem como objetivo assegurar a igualdade no acesso de todos os cidadãos a cuidados de saúde essenciais. Os serviços do SNS incluem consultas médicas, tratamentos hospitalares, exames e medicamentos a preços acessíveis ou gratuitos, dependendo da situação financeira do cidadão. É como se fosse uma "clínica" nacional e pública para todos os cidadãos.
-
Sistema Educativo Português
O Sistema educativo português assegura a todos os cidadãos o direito ao acesso à educação, com escolaridade obrigatória de 12 anos, e que se divide em: Ensino básico, Ensino Secundário e Ensino Superior. O acesso à educação, e à escolaridade obrigatória, é gratuito, com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades e o sucesso educativo.
-
Habitação Digna
Em Portugal, o direito fundamental à habitação é consagrado na Constituição e deve concretizar-se através da implementação de políticas e medidas, como, por exemplo, programas de habitação social, apoios para o arrendamento e medidas de reabilitação urbana. que assegurem o acesso a habitação digna para todos os cidadãos. Em Portugal, este setor tem sido uma preocupação crescente, especialmente nas áreas urbanas.
-
Cultura em Portugal
A cultura desempenha um papel crucial na identidade e coesão de um povo. No caso de Portugal, é rica e diversificada, sendo moldada por séculos de história, influências de diversas civilizações, explorações marítimas, tradições locais e contribuições de diferentes regiões do país. A preservação e promoção da cultura nacional enriquecem a sociedade, impulsionam o turismo e fomentam a criatividade, conferindo ao País reputação internacional como nação.
Grandes questões dos dias de hoje